O Abril Verde foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da segurança e saúde no trabalho. É o mês aonde também é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Mas como surgiu essa data?
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidentes do Trabalho, criada por confederações internacionais de trabalhadores.
No Brasil, esta data passou a ser lembrada a partir de 2003. Posteriormente, encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de Abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
Cada vez mais, torna-se obrigatório nas empresas o foco na prevenção e conscientização sobre este tema de todos os atores envolvidos. O trabalho dos Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, por exemplo, é fundamental neste sentido, monitorando, atuando e fiscalizando sempre. Contudo, sem a colaboração de todos no dia a dia, criar ambientes mais seguros e saudáveis torna-se uma tarefa quase impossível.
Por isso é fundamental que empresas e colaboradores construam juntos, com muito diálogo e ações efetivas, ambientes melhores para todos.
#segurançadotrabalho #saúdenotrabalho #saúdeesegurançanotrabalho #prevenicréomelhorremédio #dds #ambientesseguros #foconaspessoas