Moradores da rua Porto Belo, no bairro Centenário, convivem há pelo menos 20 anos com problema de alagamentos constantes. Nesta terça-feira, 6, o começo de uma solução para a demanda histórica passou a ganhar forma com as primeiras movimentações de máquinas e homens da empresa RGS Engenharia, contratada pela Administração Municipal para realizar obras de ampliação e melhoria na rede de saneamento. O valor investido é de pouco mais de R$ 170 mil e a expectativa de conclusão dos trabalhos, segundo o Executivo Municipal, é de até 20 dias.
O prefeito Gustavo Zanatta, acompanhado pelo secretário de Viação e Serviços Urbanos, Neri Mello Pena, esteve na manhã desta terça-feira no local para conferir o início das obras. “Esses moradores têm toda a razão de reclamar. Estamos felizes em finalmente atender a essa reivindicação de tanto tempo”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.
João Batista Nunes das Chagas, morador da rua Porto Belo, conta que desde que se mudou para o local, há cerca de 15 anos, o problema existe. “Estamos aguardando pra ver se resolvem esse problema agora, porque o cheiro é terrível e esperamos uma solução há muito tempo”, destaca. Chagas conta que diversas tentativas para solucionar o alagamento foram feitas pela Prefeitura ao longo dos anos. “Agora eles estavam vindo com o caminhão aqui e sugam essa água, mas isso não é uma solução. O que a gente espera agora é que essa obra possa ser uma solução definitiva”, afirma.
A situação do alagamento na rua Porto Belo já foi mostrada em diversas reportagens do Jornal Ibiá. Em janeiro deste ano, a reportagem ouviu o relato da moradora Lisiane da Rosa, que contou que o problema havia piorado após uma intervenção da Prefeitura no local, entre os meses de junho e julho de 2020.
Segundo Lisiane, durante um serviço de limpeza uma boca de lobo acabou ficando aberta por vários dias, fazendo com que o material utilizado pela Prefeitura para fazer a obra acabasse descendo pela rede. “A prefeitura veio, abriu para fazer a limpeza e deixou aberto. Com as chuvas que vieram dias depois acabou entrando areia, brita, madeira e cimento e esse material acabou agravando o problema mais do que era antes”, explica.
Segundo a moradora, após a obra realizada pela prefeitura, chuvas de pouca intensidade acabam alagando a rua. “Agora chuviscou alaga. Antes, para alagar, teria que ter uma chuva pesada”, destaca Lisiane. O morador João Batista Nunes das Chagas explica que o alagamento aumenta todos os dias no fim da tarde. “Chega no fim de tarde o alagamento começa a piorar, porque é o horário que o pessoal chega em casa, então a rede não dá conta de todo o esgoto que desce e acaba aumentando o nível do alagamento”, relata Chagas.
Com o início das obras a expectativa dos moradores é que enfim o problema seja solucionado. “Se trata de uma obra que foi aguardada por um bom tempo. As condições atuais eram insuportáveis, alagamentos frequentes na rua e até mesmo em algumas casas, além do esgoto a céu aberto. Mas agora, com início da obra, temos a certeza de um problema resolvido”, afirma a moradora Lisiane da Rosa.
Texto: Wellington Marques
Foto: Página do Facebook da Prefeitura Municipal de Montenegro