Prestar um serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais (água da chuva), é essencial para qualquer cidade, seja grande ou pequena. Porém, os constantes alagamentos, inundações e deslizamentos de terra pelo Rio Grande do Sul demonstram que o sistema de gerenciamento de águas da chuva não tem acompanhado o crescimento dos grandes centros urbanos em todo o Estado.
Leia também: Conheça o novo marco regulatório do saneamento básico
O que é drenagem urbana?
Drenagem urbana é o sistema de manejo projetado pelo poder público do município para coletar águas provenientes da chuva e escoá-las para galerias de águas pluviais e esgotos pluviais até um curso hídrico capaz de recebe-las.
Dentre os elementos que compõem o sistema de drenagem urbana, estão: pavimento de ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, galerias de drenagem, sistemas de detenção e infiltração nos lotes e pavimentos, trincheiras e valas, entre outros.
A importância da drenagem urbana para a população e o meio ambiente
Os efeitos negativos da chuva são mais visíveis em grandes centros por um motivo principal: a ocupação desordenada em áreas urbanas. À medida em que a cidade cresce e se desenvolve, nascem áreas onde há maior aglomeração populacional e, por consequência, a impermeabilização do local, que impede a infiltração das chuvas no solo.
Além disso, vale lembrar que a obstrução de canais e galerias de lixo ocorrem com mais frequência em áreas de maior ocupação populacional, degradando o ambiente urbano, provocando alagamentos e ocasionando prejuízos materiais e humanos.
Outros pontos, como o aumento da carga de poluentes em rios e lagos (levando doenças como dengue e leptospirose) e a erosão do solo, também demonstram a importância da drenagem urbana adequada.
Benefícios da drenagem urbana
Uma série de benefícios para o meio ambiente, a população e o poder público ressaltam a importância da drenagem urbana. Dentre eles, podem ser citados:
Drenagem urbana: uma responsabilidade da prefeitura municipal
Quando o assunto é drenagem e escoamento de águas pluviais e drenagem do solo, vale ressaltar que se trata de uma questão pública, que envolve diversos aspectos legais e institucionais, regidos nas cidades através de suas prefeituras e governantes.
Desta forma, as obras que devem ser realizadas para atender a demanda de saneamento básico, esgoto e drenagem urbana do município podem ser executadas pela própria prefeitura ou por construtoras terceirizadas, através de licitação.
Enquanto construtora especializada em obras de infraestrutura, a RGS Engenharia presta serviços que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de centros urbanos em todo o Rio Grande do Sul, executando inúmeras obras de saneamento, hidráulicas e pavimentações pelo Estado.
Saiba mais sobre nossos serviços de saneamento e hidráulica e confira o portfólio de obras!