Fonte: Correio do Povo - Matéria publicada em 28.09.2021
Fotos: Giulian Serafim (@giulianserafim)
“É uma pista surreal. Aqui temos todas as modalidades e opções de obstáculos. Esta pista não deve nada para outras pelo mundo. Está pronta para receber qualquer tipo de competição”, afirmou o skatista profissional Paulo Galera, 34 anos, após mostrar suas habilidades com manobras radicais na pista street, durante o segundo e último dia de testes da pista de skate do Trecho 3 da Orla do Guaíba, realizado na noite desta segunda-feira, 27, em Porto Alegre.
Cerca de 40 atletas convidados pela Federação Gaúcha de Skate e os 35 primeiros colocados no ranking do skate profissional gaúcho testaram a moderna pista de 6.268 m², nesta segunda-feira, em duas sessões com duração de duas horas cada, nos circuitos para as modalidades street, park, snake e bowl. “A pista ficou nota 10. Oferece todos os tipos de transições e todas as modalidades. A infraestrutura, iluminação e o acabamento são de primeiro mundo, avaliou o skatista Tomás Guedes, 51 anos, conhecido popularmente como "Tomate".
De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Skate, Regis Lannig, a pista foi aprovada pelos skatistas nos dois dias de testes e deverá receber competições nacionais e internacionais no futuro. “As avaliações são muito importantes. Todos gostaram da pista e das modalidades que disponibiliza”, afirmou Lannig, lembrando que a pista de skate do Trecho 3 da Orla do Guaíba deverá ser inaugurada no final de outubro. “A Prefeitura ainda não definiu a data, mas a pista oferece todas as condições e dispõe de todos obstáculos para realização de competições nas modalidades do skate”, ressaltou o presidente.
Na avaliação do diretor do Conselho Fiscal da Gaúcha de Skate, Cristiano Dagoberto da Silva, o projeto da pista ficou excelente. Ele destacou que o circuito é a maior da América Latina e acredita que muitos atletas de outros estados virão a Porto Alegre utilizar o local para treinos. “É uma pista de alto nível num local aberto, que tem tudo o que o skatista precisa”, enfatizou.
O diretor do Conselho Fiscal da Gaúcha de Skate, Cristiano Dagoberto informou que as avaliações da pista de skate do Trecho 3 da Orla do Guaíba, que foram realizadas por skatistas em dois dias de testes, serão encaminhadas à Prefeitura. “Após cada sessão de testes, todos os atletas amadores e profissionais e convidados da Federação preencheram um formulário com a opinião sobre o circuito. Eles serão entregues para a Prefeitura, que fará uma avaliação com a construtora responsável pela pista”, revelou Cristiano.